domingo, 15 de maio de 2011

A Vitória e a Ultrapassagem


Os jovens de hoje carregam um sentimento bem mais intenso de gana e arrojo, bem comum entre eles, todavia são perigosos se superados alguns limites, pois é facilmente confundível com o desprezo e derrota de um outro. A sociedade vive uma grande competição entre os homens, pelo trabalho, pelo sucesso, em quase todas as atividades humanas, mas não se pode vencer pisando em um semelhante, sugando suas oportunidades. Ultrapassar um colega se torna aos poucos um vício na mente sobretudo dos jovens, seja no trânsito ou no trabalho, na escola ou no esporte. A delicadeza de uma situação assim está em saber a linha que divide a competição saudável do confronto pessoal agressivo.
Os mais velhos e experientes já são  (ou deveriam ser) suficientemente maduros para perceber os limites do arrojo, conhecem muito bem as palavras tolerância e paciência e praticam o perdão com frequência. A educação torna-se aqui peça fundamental  no controle dos aspectos juvenis, de forma a conter a explosão dos sentimentos de gana e desejos. Eduque-se e eduqe seus filhos a não viverem no mundo como em uma guerra, aonde se busca a derrota do adversário. Supere a si mesmo, isso sim, busque conhecimentos e progresso, mas pense no irmão, no planeta, pense em contribuir.
A grande vitória do homem é aquela em que ganham também aqueles a sua volta, a sociedade e aonde seu adversário nada perde, esse é o bom combate.




Nenhum comentário:

Postar um comentário