sábado, 27 de abril de 2013

Os 10 fatores do Mecanismo do Pensamento



Estudo Resumido sobre "A Chave Mestra da Riqueza"

Um resumo dos pontos principais do livro seguido de uma interpretação pessoal sob a luz da doutrina espírita.

Parte 03



A AUTODISCIPLINA

O mecanismo da mente é um complexo sistema de energia organizado e que só pode ser acionado através de uma maneira, que é a de uma severa autodisciplina. A mente que está disciplinada e dirigida para fins definidos é uma força irresistível que não reconhece nenhuma derrota como sendo permanente. Ela organiza a derrota e a converte em vitória, transforma caminhos sinuosos em estradas retas, e usa a força do universo para a realização de seus desejos.


1-) A INTELIGÊNCIA INFINITA

Pode ser comparada a um grande e inesgotável reservatório de energia que abastece todo o universo e todas as criaturas. O cérebro não cria energia, ele simplesmente a recebe da inteligência infinita e a aplica para qualquer fim desejado.

Esse grande manancial de energia e amor é Deus e o fluido cósmico universal preenche o universo levando a energia infinita a todos. Ela está dentro de nós.


2-) A MENTE CONSCIENTE

A nossa mente funciona através de dois departamentos, a mente consciente e a subconsciente. A parte subconsciente da mente funciona automaticamente. Além de cuidar de todas as funções vitais ela serve de ligação entre a mente consciente e a inteligência infinita. Ela pode ser comparada a terra fértil de um jardim na qual pode ser plantada a semente de qualquer desejo, que germinará prontamente. Ela dá preferência aos pensamentos inspirados por emoções, e também aos pensamentos dominantes – aqueles criados pela repetição de idéias ou desejos.

A mente consciente é onde acionamos nossos pensamentos, a subconsciente representa a maior parte da mente, é acessada pelo espírito, é onde fazemos contato com Deus pela oração e onde surge a resposta Dele, e isto se dá pela disciplina dos pensamentos conscientes.


3-) A FACULDADE DA FORÇA DE VONTADE

Ela é o comandante de todos os departamentos da mente. Ela tem o poder de modificar e transformar todos os hábitos do pensamento e sua decisão é imutável, a não ser por ela mesma. Ela recebe ordens da mente consciente.

Ela é a manifestação do espírito sob a ação do livre arbítrio, é a forma de subjugar os erros através de perseverança e determinação.


4-) A FACULDADE DA RAZÃO

É o juiz da mente consciente. Suas decisões podem ser modificadas pelas emoções quando a força de vontade não interferir. Ela produz pensamentos claros e precisos e necessita de autodisciplina.

A razão é o elemento esclarecedor da mente, base do raciocínio e da ciência, na qual se fundamenta a doutrina espírita para fundamentar sua universalidade e sua amplitude.


5-) A FACULDADE DAS EMOÇÕES

Esta é a fonte da maior parte das ações humanas, e embora sejam fonte de entusiasmo e imaginação, também podem ser perigosas e não confiáveis, quando não orientadas pela faculdade da razão e da força de vontade. Um homem de pensamento definido usa emoções para inspirar idéias passando pelo julgamento da razão e da vontade, antes de aceita-las totalmente.
As emoções devem ser controladas mas não suprimidas.

São as emoções que produzem os sentimentos humanos mais variados, a expressão viva do espírito, porém podem assumir característica negativa com a mesma intensidade que a positiva. Traduzida em ação glorifica o espírito ou compromete-o sob o jugo das Leis Eternas. É o coração humano.


6-) A FACULDADE DA IMAGINAÇÃO

É a fábrica onde são moldados e acabados nossos desejos, idéias e planos, e com autodisciplina vem a tornar-se visão criativa. É preciso controle. Sem ele essa força se dissipa em atividades destrutivas e devaneios.

Esse mecanismo onde toma forma o pensamento, o início da materialização, onde todo o invento, história ou idéia humana se concebe, seja de aspecto construtivo ou destrutivo.


7-) A FACULDADE DA CONSCIÊNCIA

A consciência é o guia moral da mente, seus propósito é harmonizar o indivíduo com as leis naturais, ela orienta a razão, ela deve ser ouvida e fortalecida.

É a morada das Leis Eternas e imutáveis de Deus, é o tribunal de nossas ações, é o executar dos processos penais e o garantidor de júbilos e glórias quando o homem se afina com as leis que a regem.


8-) O SEXTO SENTIDO

É a estação transmissora da mente através da qual emitimos e recebemos as vibrações do pensamento.

Pensamento é energia. A mente transmite e recebe pensamentos orientados pela sintonia que se estabelece nela por ação da vontade e da autodisciplina. Nesta estação de rádio podemos ouvir Deus no subconsciente.
A glândula pineal é um órgão ligado a esta função.


9-) A MEMÓRIA

É o arquivo do cérebro onde são armazenados todos os impulsos do pensamento, experiências e emoções que chegam ao cérebro através doso sentidos. Ela pode ser confiável ou não.

A memória é um vasto e interminável arquivo de história e experiências dividida em departamentos profundos referentes a existências anteriores. Seu acesso pode ser dificultado, ocultado ou confundido com a imaginação. Requer vigilância.


10-) OS CINCO SENTIDOS

Eles são os braços do cérebro, por eles chega ao mundo físico e dele recolhe informações. Eles não devem merecer absoluta confiança, pois podem ser confundidos pelas emoções ou pela ação de um prestidigitador.

O espírito recebe do plano físico impressões pelos cinco sentidos, que é limitado pelas características do mesmo. No entanto com conhecimento e disciplina alcança impressões maiores embora encarnado. No plano extra-físico os sentidos são de maior alcance.


Nenhum comentário:

Postar um comentário