sábado, 13 de abril de 2013

Os 17 princípios da Chave Mestra


Estudo Resumido sobre "A Chave Mestra da Riqueza"

Um resumo dos pontos principais do livro seguido de uma interpretação pessoal sob a luz da doutrina espírita.

Parte 02



O AMOR, VERDADEIRO LIBERTADOR DA HUMANIDADE - O SOBERANO DOS PRINCÍPIOS

“ O amor é a única brecha dentro da nuvem negra da vida.
É a estrela da manhã e a estrela da tarde.
Ele brilha sobre o recém-nascido e derrama seus raios sobre o túmulo tranqüilo.
Ele é a mãe da arte, o inspirador do poeta, patriota e filósofo.
Ele á o ar e a luz de todo coração, o construtor de todas as casas, o acendedor de todos os fogos em todas as lareiras.
Ele foi o primeiro sonho de imortalidade.
Ele enche o mundo de melodia – pois a música é a voz do amor.
O amor é o mágico, o encantador, que transforma as coisas sem valor em deleite, e faz verdadeiros reis e rainhas, a partir do barro comum.
Ele é o perfume da flor maravilhosa, o coração, e sem essa paixão sagrada, sem este suspiro divino, somos menos do que animais.
Mas com ele, a terra é o céu e nós somos deuses.
O amor é a transfiguração. Ele enobrece, purifica e glorifica.
O amor é uma revelação, uma criação. É do amor que o mundo toma emprestado sua beleza, e os céus, sua glória. A justiça, o esquecimento de si próprio, a caridade e a piedade são filhos do amor...
Sem o amor toda a glória se esvanece, o nobre perde a vida, a arte morre, a música perde o significado e torna-se uma simples agitação da atmosfera, e a virtude deixa de existir.
Se um homem for verdadeiramente grande, amará toda a humanidade!
Ele amará os bons e os maus de toda a humanidade.”

Deus é Amor. Citar o amor antes de discorrer sobre os princípios da chave mestra é para lembrar que tudo procede do Pai, e nada acontece sem sua ciência, e que pelo seu amor podemos começar a entender seus princípios.


1-) O HÁBITO DE CAMINHAR UM QUILÔMETRO EXTRA

Um dos princípios do sucesso em todos os setores da vida é a disponibilidade de caminhar um pouco mais, o que significa a prestação de mais e melhores serviços do que aquele que esperam de nós, e com uma atitude mental positiva. Dê mais e receba mais. Este princípio tem o primeiro lugar porque auxilia a condicionar a mente para a prestação de um serviço útil.

É a aplicação da Lei do Trabalho e da Lei da Cooperação. Para se obter algo no Universo, devemos antes trabalhar e servir.


2-) DEFINIÇÃO DE PROPÓSITO

Esse princípio dá uma direção organizada ao princípio de caminhar um quilômetro extra. Todas as idéias começam como resultado de uma Definição de Propósito. Qualquer idéia que é mantida na mente, enfatizada, temida ou reverenciada, começa, imediatamente, a revestir-se de forma física mais conveniente e apropriada que esteja em disponibilidade.

Deus é nosso destino, mas a estrada é longa e as jornadas se sucedem ao longo dela, revelando sinuosidades e obstáculos a todo tempo. Tudo pode aquele que crê. Deus nos apresenta mais um passo para alcançar o que mais precisamos. “Deus disse: Haja Luz. E houve Luz.”


3-) A MENTE MESTRA

Harmonia. Uma aliança de duas ou mais mentes entrosadas em um espírito de harmonia perfeita e cooperando para a conquista de um propósito definido. Esse princípio á a base de todas as grandes realizações, seja no campo individual, seja no coletivo.

É a cooperação aliada à fé. Um grupo, um coletivo vibrando em harmonia por um propósito realiza grandes feitos. Jesus reuniu um grupo de doze, e não dispensa seus mensageiros de amor e fé na execução do bem na Terra.


4-) A FÉ APLICADA

Com ela o homem se afina com os poderes da inteligência infinita de Deus, ela é um estado de espírito que deveria ser chamado de fonte principal da alma, através do qual nossos objetivos, desejos e propósitos podem ser traduzidos nos seus equivalentes físicos.

Fé é uma conquista da alma, não se impõe ou se transmite. É estabelecer uma sintonia com Deus e sentir sua força e seu amor em nós. A fé opera proezas, remove montanhas, manuseia os fluidos cósmicos agindo em todos os planos da matéria.


5-) UMA PERSONALIDADE AGRADÁVEL

Capacita o homem a vender uma boa imagem de si mesmo, e suas idéias a outro homem; fator essencial para todos que querem tornar-se a influência orientadora em uma aliança da Mente Mestra.

A doutrina do Cristo apresenta o homem como filho de Deus, feito a sua imagem e semelhança, e convida ao homem revelar a seus semelhantes o Reino de Deus e a doutrina do bem e do amor, e todos são chamados a fazê-lo.


6-) O HÁBITO DE APRENDER ALGO DA DERROTA

Repare que este princípio começa pela palavra hábito, o que significa que ele deve ser aceito e aplicado como se fosse um hábito automático, sob todas as circunstâncias da derrota.

Em face da eternidade da vida espiritual, das múltiplas existências que a reencarnação nos proporciona, somos compelidos a enxergar a vida de outra forma, como etapas de um aprendizado, onde se erra e acerta muitas vezes. A esperança e o bom ânimo devem sempre existir em nossa vida, independente do que nos acontece.


7-) VISÃO CRIATIVA

Este princípio nos capacita a construir novos e melhores planos para atingir nossas esperanças e objetivos, através da nossa imaginação.

A construção de formas-pensamento e da materialização de nossos desejos idealizados com fé e imaginação, é um fato real da vida espiritual que se reflete na matéria densa, por força da lei da atração.


8-) INICIATIVA PESSOAL

A iniciativa pessoal dá partida à ação e faz com que ela se movimente na direção de finalidades definidas. Nenhum princípio pode se tornar um hábito, a não ser pela aplicação da iniciativa pessoal.

O homem traz nato em seu ser o impulso de realizar, construir, de se movimentar em busca da satisfação de suas necessidades. É a Lei do Progresso que impões esse movimento continuamente.


9-) PENSAMENTO PRECISO

Ele nos garante contra mau uso da iniciativa pessoal, como também contra erros de julgamento, e nos protege contra a influência de nossas próprias emoções não dignas de confiança.

Esse princípio é a consciência, o auto julgamento sob a égide da justiça e dos objetivos definidos. Ele é a prudência e a paciência, virtudes sempre recomendadas por Deus.


10-) AUTODISCIPLINA

Ela é única e exclusivamente um produto da força de vontade, é o único meio pelo qual o indivíduo pode direcionar a sua mente para o objetivo de um propósito superior até que a Lei da Força do Hábito Cósmica tome posse do propósito e o transforme em seu equivalente físico.
É a chave para a Força de Vontade e para as emoções do coração.
O homem que domina a si mesmo pela autodisciplina nunca será dominado por outros!

A grandeza deste princípio pela doutrina do Cristo é traduzido pelo vigiai e orai; é a descoberta da força que existe na mente, na lapidação exaustiva da pedra bruta de nosso coração, até se tornar belo e inquebrantável, é a descoberta de que o Reino de Deus está dentro de nós.


11-) CONCENTRAÇÃO DE ESFORÇOS

É também um produto da força de vontade. Ela no salvada dissipação de energias e nos ajuda a focar no propósito superior.

É o poder do foco. Energias concentradas em uma única direção produz maior efeito. Sois deuses, disse Jesus. A união dos homens e mulheres de bem, apregoa a doutrina, mudará a realidade do mundo.


12-) COOPERAÇÃO

A cooperação é um tipo de relacionamento necessário, através do qual podemos estender o espaço que ocupamos nas mentes dos outros, sendo isto conhecido, as vezes, pelo nome de boa vontade.

É da lei de Deus que todos cooperem uns com os outros pela construção do bem comum, em absoluta harmonia.


13-) ENTUSIASMO

O Entusiasmo é um estado de espírito contagiante, que inspira o indivíduo a extrair poder de sua própria imaginação e pô-lo em prática. É um produto da motivação.

Entusiasmo significa “Com Deus dentro de si” e se traduz num júbilo e alegria irradiantes e irresistíveis, próprios daquele que sente Deus em si, daquele que abre a porta do coração a Jesus.


14-) O HÁBITO DE UMA VIDA SALUTAR

Uma saúde física vigorosa é a morada apropriada para a operação da mente, sendo essencial para um sucesso estável. Juntamente com o entusiasmo são essência para a felicidade e o progresso humanos.

As propriedades da matéria seguem princípios imutáveis, e a matéria orgânica do corpo físico requer cuidados adequados para sua conservação, por ser instrumento precioso de manifestação do espírito.


15-) POUPANÇA DE TEMPO E DINHEIRO

A independência e a emancipação do corpo e da mente, não podem tornar-se realidades permanentes sem a autodisciplina de um sistema estrito de poupança.

Sob a análise pessoal ambos são instrumentos poderosos de transformação individual e coletivo, sendo seu desperdício ato reprovável pela consciência e pelas Leis Eternas.


16-) A REGRA DOURADA APLICADA

Dá-se ênfase a palavra “aplicada” . Crer na Regra Dourada não é suficiente, é preciso que se torne hábito automático em todas as relações humanas.

Eis a maior de todas as regras, ensinada em todas as religiões do planeta, ponto primordial da doutrina do Cristo. Qual é ela? “Fazei pelo seu próximo aquilo que desejaria que ele lhe fizesse”.


17-) A FORÇA DO HÁBITO CÓSMICA

Ela é o princípio pelo qual todos os hábitos são fixados e transformados em realidades permanentes dentro de graus variados. Ela é o elemento controlador desta filosofia, onde os outros 16 princípios se tornam uma só coisa. Todos os hábitos voluntários positivos são produto da força de vontade direcionada no sentido da conquista de finalidades definidas. A eterna vigilância, determinação, persistência e força de vontade são os instrumentos de sua aquisição.

Orai e vigiai, disse Jesus. A oração é a inspiração Divina e a vigilância é o hábito diário do homem em afastar de si o mal, buscar o Reino de Deus, ser persistente na prática do bem, ter fé como o centurião romano, ao qual Jesus disse: “Nem em Israel achei fé como esta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário