quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Nossos filhos e o medo do mundo

Quantas vezes não passou pela cabeça de muitos pais o temor de ver um filho envolvido em violência na escola, conhecendo as drogas e se enveredando em caminhos sem volta? Que mundo temível esse, como cuidar para que ele nunca exista?


As fases da educação de uma pessoa se dividem em períodos de 07 anos.
A primeira vai do nascimento até os 07 anos de idade, a Segunda dos 07 aos 14 anos, a terceira dos 14 aos 21, 21 aos 28, 28 aos 35, em seqüências de Sete.
O grau de importância na formação do caráter é inversamente proporcional ao avanço da idade, de forma que a primeira fase é a mais importante de todas, e assim sucessivamente.

A primeira fase é vital, é onde a criança tem o primeiro contato com o mundo e os pais que o aguardam, deve receber muito carinho, amor e cuidados dos pais, e viver num lar pacífico e harmonioso. A primeira impressão da vida significará a forma como aquele ser vai encarar o restante dela. Apesar de não saber ler ou escrever, a criança compreenderá cada gesto e cada emoção emanada pelos pais.
Uma criança que é testemunha de um lar instável, de pais separados ou ausentes, com discussões, brigas, agressões, desafeto saberá entender isso e refletirá em suas escolhas no futuro. Enquanto o amor e o carinho serão fundamentos de sua personalidade adulta.

Video (Objeto multimidia)

A pobreza não é desculpa pela falta de amor, pois não custa um centavo dar carinho e afeição, viver num lar de harmonia e amor. O chefe de família temente a Deus receberá Dele meios de levar o pão para sua casa, e as bênçãos para um lar de felicidade. Ainda é fundamental a presença da mãe sempre junto a esse filho nessa fase.

Na Segunda fase dos 07 aos 14 anos vem a idade escolar, a criança já poderá estar mais afastada do convívio dos pais, no período escolar ou em atividades junto a outras crianças. Conhecer o mundo externo é uma necessidade, fazer amigos, atividades de recreação e esportivas trazem conhecimento à criança. Ao estender o círculo social começam os riscos citados no início desse texto, mas a criança já tem um fundamento sólido de amor e carinho dos pais. No entanto estes devem estender os ensinamentos principalmente com o exemplo de práticas religiosas, ensine uma doutrina de amor, incentivando o aprendizado dos princípios morais e éticos. Práticas esportivas devem ser incentivadas, amizades devem ser acompanhadas e vigiadas, participe da vida e dos desejos de seus filhos, viaje com ele, brinque com ele.

É de grande importância o controle do consumo de televisão e de jogos violentos, pois exercem influência nociva se consumidos em excesso, seja insistente em afastar os filhos de programas de televisão nocivos à sua formação de caráter, o futuro lhe agradecerá por isso. A Segunda fase da educação da criança é também de muita importância, não relaxe nem desvie sua atenção, lembre-se que agora seu filho sabe raciocinar tão bem quanto você.
A Terceira fase vai dos 14 aos 21 anos. Cada vez mais os pais cedem terreno à própria vontade do filho e às influências do mundo externo. Nessa fase acontece a passagem para a idade adulta, a adolescência. Muitos conflitos ocorrem na vida do adolescente e é o momento da tomada de decisões importantes, como o início da vida sexual, o estudo e o trabalho que tornam-se cada vez mais importantes . Os pais já não influenciam mais os filhos, muitas vezes se irritam porque ele não o escuta nem obedece mais. Compreenda que é uma característica dessa fase e acontece de forma inevitável.

Agora é que vão se revelar os fundamentos que você ensinou nas duas primeiras fases, a base que você transmitiu a seu filho voltarão à tona nesse momento. É agora o ponto chave, você não tem forças de evitar que seu filho saia de casa, todavia ele se desviará do mal se tiver o coração voltado a Deus e aos preceitos morais. Seu filho vai encontrar quem lhe ofereça drogas, você que é pai nem saberá disso mas se o jovem recebeu amor, carinho e muitos ensinamentos ele não seguirá esse caminho. Ninguém pode tirar um homem do caminho das drogas, senão ele próprio. Leia isto com atenção.

A promiscuidade sexual é outro temor que seguramente o jovem saberá como conter, se tiver sólidas formações morais, religiosas e educacionais recebidas nas duas primeiras fases de sua vida.

Resumidamente , plante um formação sólida de moral na criança para colher bons frutos quando este se tornar adulto.

As fases da vida subsequentes, dos 21/28, 28/35, 35/42 etc. já fazem parte da vida adulta e os pais não tem mais ação, o adulto adquire experiências e forma sua própria educação. O importante é concentrar atenção nas primeiras fases da vida, que vão nortear o rumo do adulto até o fim de sua vida, tenham certeza.

E, por fim, ame seus filhos, viva cada precioso momento ao lado deles, enquanto é possível. Neste belo poema é possível compreender a importância do verbo amar. E aquele mundo temível que citei, então, será apenas uma época esquecida no passado de nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário