sábado, 30 de março de 2013

Norman Vincent Peale

Norman Vincent Peale (31 de maio de 1898, Bowersville, Ohio, EUA — 24 de dezembro de 1993, Pawling, New York, EUA) foi um pastor e escritor americano de teorias sobre o pensamento positivo. É considerado nos Estados Unidos, o ministro dos "milhões de ouvintes", o doutor em "terapêutica espiritual". Tornou-se popular através da sua constante colaboração na imprensa, dos seus programas de rádio e de televisão, bem como pelos notáveis volumes em que se tem reunindo o melhor dos seus sermões.Fonte:Wikipedia.


Saiba mais no vídeo



Estudo Resumido sobre "O Poder do Pensamento Positivo"



1-) TENHA CONFIANÇA EM SI MESMO

a-) Formule e grave em seu pensamento um quadro mental de si mesmo, coroado de êxito.
b-) Toda vez que surgir um pensamento negativo, exprima um pensamento positivo para elimina-lo
c-) Estude as dificuldades, não as amplie com pensamentos negativos. Reduza ao mínimo
d-) Não se deixe atemorizar por outras pessoas. Ninguém pode ter a mesma eficiência que a sua.
e-) Repita dez vezes ao dia “Se Deus estiver conosco, quem irá poder estar contra nós?“ Rm8:31
f-) Aconselhe-se com alguém competente
g-) Repita várias vezes “Poderei fazer tudo coma ajuda de Cristo. Ele me dará forças” Fp 4:13
h-) Avalie sua capacidade e acrescente 10% . Tenha confiança na sua própria força.
i-) Entregue-se a Deus. Basta dizer. E creia que está recebendo as forças necessárias. Afirme “O reino de Deus está na sua própria alma”. Lu 17:21
j-) Deus está com você. Creia que está recebendo agora toda a força necessária.

Dica dos cartões: Ter vários cartões com frases positivas da Bíblia. Todo dia pegar uma e visualizar a todo momento para manter o pensamento envolto por Deus e pela Fé.


2-) O ESPÍRITO TRANQUILO GERA ENERGIAS

Uma vida cheia de agitações e tensão é difícil. A vida cheia de paz interior, sendo harmoniosa e sem tensão é o modo mas fácil de se viver.
“Transforma-te, renovando teu espírito.” RM 12:12
A leitura do salmo 23 conduz a Paz de Espírito. Outro método simples é o esvaziamento da mente expurgando dela o medo, ódio, insegurança, culpa, o que resulta em grande alívio. Em seguida deve-se preenchê-lo de pensamentos criadores e sadios.
Pratique a técnica da articulação sugestionadora, repita auditivamente algumas palavras de candura. Linguagem e tom de voz serenos e calmos pacificam o espírito.
Pratique o silêncio. 15 minutos por dia a sós em lugar calmo, em profundo silêncio na mente.


3-) COMO TER CONSTANTE ENERGIA

“Mas aqueles que servem ao Senhor devem renovar suas forças; deverão subir com asas como as águias; deverão correr e não se sentir cansados e haverão de andar e não desfalecerão.” ISAIAS 40:31
O modo de pensar tem uma influência decisiva no que sentimos verdadeiramente no físico. Toda forma de energia emana do criador.
LER: ISAIAS 40:29 , ATOS 17:28 , JO 10:10
O contato com Deus estabelece dentro de nós um fluxo do mesmo tipo de energia que torna a criar o mundo e renova a estação da primavera todos os anos.


4-) RECORRA AO PODER DA ORAÇÃO

As orações afirmativas libertam as forças, por intermédio das quais se conseguem os resultados. A oração é a maior força que o indivíduo tem a sua disposição para solver seus problemas pessoais.
LER: MT 18:19-20, MT 9:29 , MC 11:24
Eis uma fórmula A – Oração B – Imaginação C- Realização . Por oração entenda um sistema diário de orações criadoras, ao surgir um problema analise com Deus, fazendo orações simples e diretas, reze sempre, a qualquer momento. Por imaginação saiba que o homem que pressupõe o êxito tende a possuí-lo, que o fator básico na psicologia é o desejo realizável.
Ore e submeta o que deseja à vontade de Deus, imagine firmemente que o desejo vai materializar-se, trabalhe árdua e inteligentemente contribuindo assim com sua parte. Faça-o e ficará surpreso com os caminhos estranhos pelos quais se materializará o seu desejo. É a realização do que imaginou.
Não faça apenas pedidos ao rezar, afirme que lhe estão sendo dadas bênçãos de Deus e as agradeça. Não alimente pensamentos negativos em suas orações. Peça o que quiser, mas esteja pronto para receber o que Deus lhe der.
Peça que seja dada a capacidade der proceder sempre da melhor maneira e de deixar confiantemente a solução nas mãos de Deus.


5-) COMO CRIAR A SUA PRÓPRIA FELICIDADE

Quem resolve que você seja feliz ou infeliz? Eis a resposta: É você mesmo !
LER: PROV 15:15 , SM 118:24
Pratique pensamentos bons, faça uma lista deles, reveja-os no espírito, várias vezes ao dia. Substitua uma idéia má por outra alegre. Mergulhe em pensamentos bons todos os dias pela manhã ao acordar. Cite frases em voz alta enquanto se troca ou durante o café da manhã, tais como: “ Creio que vou ter um belíssimo dia!” LER JO 1:4
Carregue consigo mesmo o cartão com a citação – “Caminho para a Felicidade” : 

“Eis o caminho para a Felicidade: Mantenha o coração livre do ódio e o espírito livre de aborrecimentos. Viva com simplicidade, espere pouco e dê muito. Cerque sua vida com o doce sentimento do amor. Derrame raios de Sol. Esqueça de si e pense nos outros. Não faça aos outros o que não deseja para si. Experimente isso durante uma semana e você ficará surpreendido com os resultados.”


6-) ACABE COM A EXALTAÇÃO E A AGITAÇÃO

A bíblia aconselha-nos a não nos exaltarmos. É um bom conselho para as pessoas de noso tempo. Precisamos acabar com a exaltação e agitação e tornar-nos serenos se quisermos ter forças para viver bem. O caráter de nossos pensamentos é que determina ou não a agitação e a exaltação. É impossível ter a alma em paz se o ritmo de nosa vida for febrilmente acelerado. Deus e movimenta imperturbável e vagarosamente.
LER: SM 37:1 , JO 14:27 , MC 6:31 , SM 23:2 , FP 4:7 , SM 90:4 , SM 121:5
Sente-se numa cadeira e descanse. Relaxe todo o corpo.
Imagine seu espírito como sendo um lago que vai se tornando tranquilo e sem nenhuma onda sequer.
Passe alguns minutos pensando nas mais belas passagens que tenha contemplado.
Repita lenta e serenamente uma série de palavras que exprimem quietude e paz.
Faça mentalmente uma lista de vezes que sentiu a doce vigilância de Deus.
Repita as seguintes palavras "Conservarei em perfeita paz aquele que tiver o pensamento voltado para vós" IS 26:3

7-) ESPERE SEMPRE O MELHOR E CONSIGA-O

Modifique seus hábitos mentais para crer o invés de descrer. Aprenda a esperar e não a duvidar. Com isso, trará todos os bens para o reino das possibilidades. Não quer dizer que irá conseguir tudo o que pensa que quer. Talvez isso não redundasse para o seu bem.
William james disse: "Nossa fé ao iniciarmos um empreendimento duvidoso é a única coisa (compreenda bem isso, é a única coisa) que assegura o bom êxito dele".
LER: MC 9:23 , MT 9:29 , RM 8:31 , MC 11:22-23 * Decore as citações, absorva em teu espírito, repita sempre. *
A chave é entregar-se de corpo e alma ao trabalho a que se estiver empenhado. O coração é o símbolo da atividade criadora.
O homem confiante em si, positivo, otimista e que empreende seu trabalho, com a segurança de que será coroado de êxito, magnetiza a sua condição e atrai para si as forças criadoras do universo.
Declare várias vezes o dia: " Espero tudo que é bom e com auxílio de Deus hei de conseguir".


8-) NÃO ACREDITO EM FRACASSOS

Adote o princípio de não acreditar em fracassos. Não há obstáculo ou dificuldade que não possa ser eliminado quando se tem fé e coragem suficiente e se está disposto a trabalhar.
"Poderei fazer tudo com a ajuda de Cristo. Ele me dará forças" FP 4:13
Quando as circunstâncias o levam até´o fundo do poço só há uma única direção a seguir, que é para cima. Como vencer as dificuldades? - Primeiramente procure contorná-las. Se não consegue tente passar por cima. Se vê que também é difícil, pegue na mão de Deus e atravesse-as.
A maioria de nossos obstáculos é na verdade de caráter mental, mesmo que eles sejam reais na sua expressão, a atitude sua diante deles é mental.
LEIA : EMERSON , THOREAU E WILLIAM JAMES. 
Oração do Caixeiro Viajante:
"Acredito que estou sempre guiado por Deus"
"Acredito que estou sempre seguindo pela estrada certa"
"Acredito que Deus abrirá sempre um caminho onde não houver caminho"
*Outra técnica de um comerciante: Ele mantinha um cesto de arame em sua mesa onde fixou um catão que dizia: "Com a ajuda de Deus tudo é possível". Quando surgia um problema lançava na cesta o papel referente ao problema e deixava um dia. Muitas vezes o problema parecia ser mais fácil de solucionar após um tempo.
Repita sempre: "Não acredito em fracassos".


9-) COMO ACABAR COM AS PREOCUPAÇÕES

Você não tem necessidadde de ser vítima de preocupações. É simplesmente um hábito. Adquiriu-o. Assim como se pode mudar qualquer hábito, você também pode eliminar esse hábito do espírito. Eis um processo que o ajudará:
Esvazie diariamente o espírito. Deve fazê-lo antes de se recolher a fim de não reter preocupações durante o sono. Repetir afirmativas como "Deus está agora enchendo meu espírito de coragem, paz e serena confiança." Repita 3 vezes: "Eu tenho fé". LER: FP 3:13-14
Diga a si mesmo "A preocupação é um péssimo hábito mental. Posso mudar qualquer hábito com a ajuda de Deus".
Começe a observar a fé com todas as suas forças.
Diga em voz alta "Eu tenho fé".
Ore colocando o dia e o seu trabalho nas mãos de Deus que o orienta.
Comece sempre a dizer coisasa positivas acerca de tudo.
Assinale as passagens da Bíblia que tratam de fé, esperança, alegria.
Cultive amizade com pessoas de espírito elevado.
Todos os dias conceba estar vivendo ao lado de Jesus Cristo.


10-) COMO SOLVER PROBLEMAS PESSOAIS

Acredite que há uma solução para todos os problemas.
Mantenha-se calmo. A tensão impede o curso da força do pensamento.
Mantenha o espírito tranquilo para que a solução se apresente calmamente.
Reúna os fatos imparcial, impesoal e judiciosamente.
Faça uma relação desses fatos num papel. Você estará vendo e pensando ao mesmo tempo.
Faça sua prece afirmando que Deus iluminará seu espírito.
Tenha fé e procure a orientação de Deus, assim como no Salmo 73 "Vós me guiareis com conselho".
Confie na faculdade do discernimento e da intuição.
Vá à igreja e deixe que seu subconsciente atue sobre o problema ao entregar-se a prática religiosa.
Se seguir essas normas a resposta que se formar em seu espírito ou ue vier a verificar-se será a resposta certa para seu problema.


11-) COMO EMPREGAR A FÉ NA CURA

JESUS CURA
A luz desse ponto de vista, baseado numa atitude científica e de estrito bom senso, podemos abordar fenômeno da cura através da fé e da crença. LER:Hb 13:8, Sm 27:14, Sm 46:10, Fp 4:13, Atos 17:28
Na prevenção da doença e na cura do espírito e do corpo, não deixe de recorrer a um dos maiores recursos a sua disposição - a fé que cura
Siga o conselho: Quando estás doente, deve-se chamar também um religioso e não apenas o médico.
Ore por seu médico.
Aconteça o que acontecer, não se deixe dominar pelo temor.
Lembre-se que tudo que Deus faz é lei. As leis espirituais governam também as doenças.
Entregue seu bem-amado às mãos de Deus. Com sua fé poderá coloca-lo ao alcance do poder divino.
è também importante a harmonia na família.Mt 18:19
Forme no espírito a idéia que a pessoa amada está bem. Se pensar positivo, você obterá resultados positivo e salutares.
Seja natural. Peça a Deus que cure seu bem-amado ou a si próprio, acredite.


12-) QUANDO A VITALIDADE ESTIVER EM DECLÍNIO, EXPERIMENTE ESTA FÓRMULA DE SAÚDE

A cólera, os ressentimentos e as culpas nos fazem ficar doentes, segundo nos dizem os médicos modernos, e a Bíblia nos diz que não se deve odiar ou encolerizar-se, provando que é o mais moderno livro sobre o bem-estar. Uma vez que a irritação, a raiva, o ódio e o resentimento contribuem para prejudicar a saúde, qual será o antídoto? Encher o espírito de sentimentos de boa vontade, perdão, fé, amor e calma.
A raiva é uma emoção, a voz altera-se, os punhos cerram-se, a adrenalina invade o corpo. Então, não cerre os punhos, estire os dedos, abaixe o tom de voz, pois é difícil discutir em voz baixa.
Conte até 10, ou cite em voz alta: "Vale realmente a pena essa emoção?"
Quando vier uma mágoa trate de eliminá-la o mais depressa possível. Drene a mágoa, desabafe com alguém de confiança.
Reze pela pessoa que lhe feriu os sentimentos.
Ore: "Possa o amor de Cristo amainar meu coração."
Perdoe o maior número possível de vezes o mal feito.


13-) O INFLUXO DE NOVOS PENSAMENTOS PODERÁ FAZER DE VOCÊ UM NOVO HOMEM

Ler: Sm 27:13, Mt 21:22, IS 55:7, Jo 8:32
Mudando Atitudes Mentais.
Durante as próximas 24 horas fale com otimismo sobre seu emprego, sua saúde, seu futuro.
Depois continue com essa prática por uma semana.
Alimente seu espírito com idéias construtivas e sãs. Leia o novo testamento e assinale onde houver a palavra fé. Leia MC 11:22-24 e MT 9:29
Faça constantemente orações.
O segredo de uma vida melhor, e de êxito, está em repelir pensamento doentios. Substitua-os por novas idéias impregnadas de fé.


14-) ACALME-SE PARA QUE POSSA ADQUIRIR FACILMENTE NOVAS FORÇAS

Ler: Fp 4:13, 1Cor 2:9
A criatura humana foi feita para receber sempre um contínuo fluxo de energias que procede de Deus. Quando se vive em harmonia com esse processo de recreação constante, adquire-se essa qualidade indispensável para se ter uma boa disposição e trabalhar com facilidade
Não exagere em seus esforços.Procure manter-se sereno.
Faça por gostar de seu trabalho.Mude de temperamento e seu trabalho lhe parecerá diferente.
Trace um plano para fazer o seu trabalho.
Não procure fazer tudo ao mesmo tempo.
Adquira uma atitude mental correta. Se pensar que é fácil, tenderá a tornar-se fácil.
Torne-se eficiente em seu trabalho.
Relaxe os nervos. A calma é tudo.
Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.
Faça uma prece pelo seu trabalho.
Admita Deus como seu sócio. Seu auxílio tornará fácil a sua tarefa.


15-) COMO FAZER AS PESSOAS GOSTAREM DE VOCÊ

William James declarou que um dos mais profundos desejos da criatura humana é a de ser apreciada. Para ser mestre da arte de ser popular, basta ser natural, porém jamais irá poder fazer com que todo mundo goste de você.
Ler Rm 12:18, LU 9:25
Aprenda a lembrar-se dos nomes das pessoas
Seja atencioso
Adquira a qualidade de ser calmo
Não seja egoísta. Seja natural e simples
Cultive a qualidade de ser interessante
Estude sua personalidade e elimine pontos nocivos
Remediar qualquer desentendimento
Comece a gostar das pessoas até aprender a fazê-lo verdadeiramente
Nunca perca a oportunidade de felicitar alguém pelos seus êxitos
Anime as pessoas e receberá delas toda a afeição


16-) RECEITA PARA A AMARGURA

Seja qual for o caráter de sua amargura, um dos primeiros passos a dar é fugir a qualquer situação derrotista que se possa ter criado a sua volta. Volte a dedicar-se a suas atividades.
Atividade física, outros projetos, seja normal, desabafe. Outro elemento salutar é adquirir a filosofia sã e agradável da imortalidade.
Ler 1COR 2:9, JO 14:19, LU 24:5,JO 14:2
Leia a Bíblia e acredite no que ela diz sobre a bondade de Deus e a imortalidade da alma. Faça sinceramente suas preces. Você tem na fé a receita para a amargura.


17-) COMO RECORRER AO PODER SUPREMO

Ler IS 40:25-31, MT 9:29 Aqueles que servem ao Senhor devem renovar suas forças. O poder supremo é uma verdadeira realidade na existência humana. Ele está constantemente a disposição de todos. Quando o espírito se desembaraça do ódio, abrevia-se muito o caminho da cura. O amor constitui uma extraordinária força salutar.
“ Jamais menospreze a experiência de quem quer que seja, pois ela foi vivida.”


Um comentário:

Anônimo disse...

Nota 10 c/ louvor !

Postar um comentário