sábado, 26 de abril de 2014

Aulas do Probem 2005 - Parte 5

Curas de Jesus

E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.
E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.
E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.
E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.
E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.
E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.
E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.

Marcos 10:46-52

Jesus quando chamou Bartimeu disse: " O que queres que eu faça?"
Será que Jesus não sabia do maior desejo do homem que o procurava ? Certamente que sim, mas em sua ampla sabedoria e para nos proporcionar grande ensinamento aguardou a resposta.
E o cego respondeu: " Que eu torne a ver."
Bartimeu buscou a cura, movimentou-se e foi até Jesus, clamou, gritou, foi repreendido mas mesmo assim superou dificuldades e buscou a cura até conseguir. Não importam se os males que carregava são de origem cármica, pois ele nascera cego, o importante é que ele buscou a cura.
Bartimeu lançou de si a capa quando decidiu procurar Jesus, simboliza que ele despojou-se do que é material, não teve apego.


Pela segunda vez foi Jesus a Caná da Galiléia, onde da água fizera vinho. E havia ali um nobre, cujo filho estava enfermo em Cafarnaum.
Ouvindo este que Jesus vinha da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele, e rogou-lhe que descesse, e curasse o seu filho, porque já estava à morte.
Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis.
Disse-lhe o nobre: Senhor, desce, antes que meu filho morra.
Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu.
E descendo ele logo, saíram-lhe ao encontro os seus servos, e lhe anunciaram, dizendo: O teu filho vive.
Perguntou-lhes, pois, a que hora se achara melhor. E disseram-lhe: Ontem às sete horas a febre o deixou.
Entendeu, pois, o pai que era aquela hora a mesma em que Jesus lhe disse: O teu filho vive; e creu ele, e toda a sua casa.

João 4:46-53

Cusa era oficial do Rei e seu filho adoecera, o texto não nos revela se ele era austero, bom ou mau, mas ele subiu 33km de caminhada que separam a Galiléia da Judéia a procura de Jesus. Esse nobre dispunha de poder e autoridade mas foi em pessoa procura-lo, rogando auxílio, que num primeiro momento lhe foi negado. Sem se abater, rogou novamente pelo seu filho até que Jesus lhe disse: "Vai, o teu filho vive."   Ele acreditou e foi para casa.  Jesus não precisou acompanhar fisicamente o pai, mas estimulou-o a ir em fé de cura.
A vida nos apresenta desafios em determinado momento mas nos ensina a buscar com fé a solução com os recursos da fonte inesgotável que é  Jesus.

E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue,
E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior;
Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste.
Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei.
E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal.
E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nas minhas vestes?
E disseram-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou?
E ele olhava em redor, para ver a que isto fizera.
Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade.
E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal

Marcos 5:25-34

A cura da mulher hemorroíssa. Como construir uma fé.
A fé não dispensa o trabalho, a luta, o esforço. A fé é uma força que se conquista e que deve ser disciplinada. Deus nos proveu de inteligência, fé e amor. Quando vemos um ato instantâneo de fé não imaginamos o quanto esforço foi necessário para chegar a ele." A fé sem obras é morta".
Aquela mulher possuía uma doença que dilatava as veias do ânus, como hemorróidas,  e causava um fluxo de sangue, isto há 12 anos seguidos, porém ela sempre buscou a cura, não desistiu e sempre acreditou na cura. Buscou todos os tratamentos, remédios, médicos, gastando tudo o que tinha.
Soube de Jesus, foi até ele e lhe tocou. O mestre depois lhe confirmou: "A tua fé te salvou"


Eis que uma mulher siro-fenícia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.
Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.
E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.
Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!
Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.
E ela disse: Sim, Senhor, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.
Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.

Mateus 15:22-28

Jesus revelou Deus como um Pai Bondoso. Ele ensina que a cura implica em fé e confiança. A mulher siro fenícia veio até Jesus e rogou pela filha sem receber nenhuma resposta; Queria ele mostrar como se comportar quando as preces não são atendidas e negou o auxílio.
Ao invés de se magoar, se sentir repudiada ou ofendida, a mulher humildemente contra argumentou com Jesus de forma sábia. Não desistiu até que o Senhor lhe disse:  Faça como queres, grande é a tua fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário