sábado, 3 de maio de 2014

Aulas do Probem 2005 - Parte 7

Milagres de Jesus

E, naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado.
E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia também com ele outros barquinhos.
E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia.
E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos?
E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança.
E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?

Marcos 4:35-40

O espírita vê além do fenômeno, vê a consequência moral, ele veio além de tudo operar a transformação do homem. Nossa vida é a travessia de um rio onde tempestades surgem de forma inesperada, nos pegam de surpresa e nos deixam tensos. Os discípulos naquela ocasião tiveram medo. Jesus interferiu porém repreendeu-os pela falta de fé. Ter fé e atitude adequada diante dos vendavais da vida. Vamos chamar Jesus, nos ligar a ele e seguir seu modelo de atitude e fé. No mundo não se deve ter medo, deve-se confiar em Jesus, ser fiel e ter fé absoluta. O milagre é acordar Jesus dentro de nós.
O que entendemos como uma desgraça em nossas vidas é muitas vezes uma prova, vamos encontrar nosso coração, entender a si próprio, questionar o que Jesus faria, o que Jesus diria.

E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão.
E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só.
E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário;
Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar.
E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.
Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.
E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.
E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.
Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!
E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?

Mateus 14:22-31

O Mestre pediu que os discípulos viajassem até a outra margem enquanto atendia o povo. Houve uma tempestade e eles viram um vulto se aproximando, então eles temeram. Embora quase sucumbindo eles enfrentaram a travessia com coragem, então surge o Cristo sobre as ondas exemplificando que ele está sempre conosco. Pedro disse a Jesus que o chamasse a andar sobre as águas ao qual respondeu Jesus: Vem. Queria ele dizer que devemos dar o passo em sua direção, porque ele acredita em nós. Pedro se ligou na intensidade dos ventos, teve medo e começou a afundar até que o Senhor lhe deu a mão e o ergueu. Os outros discípulos tentaram ? Pedro teve coragem de dirigir-se ao Mestre apesar da tempestade.

E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.
E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.
E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.
E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.
E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.

Lucas 5:3-7

Estando Jesus ensinando o povo e atendendo aos que lhe procuravam, viu os barcos voltando do lago sem nenhuma pesca, ele percebeu que os pescadores haviam trabalhado toda a noite sem sucesso, ele havia percebido a dificuldade de Pedro. Foi até o barco para ensinar o povo, depois partiu com eles até o mar alto e pediu que lançassem as redes. Jesus foi participar do problema de Pedro, ensinar a resolver o problema, por isso incitou-o a tentar novamente.
Jesus nos convida a continuar tentando quando o cansaço nos impele a parar. Lançamos muitas vezes nossas redes à noite por caminhos escuros e equivocados. Jesus vai subir em nosso barco e nos convidar a lançar nossas redes novamente, corretamente no local indicado por ele.
Tudo pode se modificar se houver fé e vontade na realização do que mais buscamos, Jesus indica sempre um caminho que vai dar na solução das dificuldades. O verdadeiro milagre. Pedro tentou a noite inteira ou Jesus não o teria visto pela manhã.

E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas.
E, como o dia fosse já muito adiantado, os seus discípulos se aproximaram dele, e lhe disseram: O lugar é deserto, e o dia está já muito adiantado.
Despede-os, para que vão aos lugares e aldeias circunvizinhas, e comprem pão para si; porque não têm que comer.
Ele, porém, respondendo, lhes disse: Dai-lhes vós de comer. E eles disseram-lhe: Iremos nós, e compraremos duzentos dinheiros de pão para lhes darmos de comer?
E ele disse-lhes: Quantos pães tendes? Ide ver. E, sabendo-o eles, disseram: Cinco pães e dois peixes.
E ordenou-lhes que fizessem assentar a todos, em ranchos, sobre a erva verde.
E assentaram-se repartidos de cem em cem, e de cinqüenta em cinqüenta.
E, tomando ele os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos ao céu, abençoou e partiu os pães, e deu-os aos seus discípulos para que os pusessem diante deles. E repartiu os dois peixes por todos.
E todos comeram, e ficaram fartos;

Marcos 6:34-42


Jesus seguia curando e auxiliando o povo, pois numerosa multidão comparecia onde ele estava. Era tarde. O discípulos pediram que ele os despedisse e o Mestre respondeu: "Dá-lhes de comer vós mesmos."
Jesus estava diante de um desafio e ensinou o mecanismo da solução. Questionou a eles: "Quantos pães tendes?"
Diante de um desafio ele queria que aqueles que tivessem algo a oferecer que se propusessem a ajudar. Ao abençoar a atitude daquele que dispôs os pães e peixes, Jesus ampliou o gesto para todo o povo, que dividiu o que tinha com o irmão ao lado, tanto e de tal forma que até sobrara.
Qual é o milagre? Encontrar alguém com desprendimento suficiente para dar o que tinha consigo aos que têm fome.
Jesus não aceitou ignorar a fome do povo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário