quinta-feira, 17 de julho de 2014

Aulas do Probem 2006 - Parte 7

Encontros de Jesus

E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento;
E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento.
Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora.
E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre.
Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinqüenta.
E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais?
E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem.
E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos de sua cabeça.
Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés.
Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento.
Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.

Lucas 7:37-47

Maria Madalena, a mulher que ungiu os pés de Jesus.
Jesus deu a ela a noção verdadeira que Deus é Pai, que vê o presente e abre portas de redenção para o futuro, ao invés da lei humana que investiga o passado para punir o presente. Ela, que era prostituta e obsidiada, recebeu dele um programa de redenção e orientação. Disse a ela para ser mãe. Mãe dos filhos que não têm mãe, pois esse era seu desejo profundo de renovação. Assim elael sublimaria seu amor.
Desprezada pela cidade, ela soube que Jesus estaria em casa de um cliente seu. Invadiu a casa e prostrou-se aos seus pés. Simão duvidou que Jesus era profeta, e este disse a ele após o exemplo dos devedores: "Quem muito ama, muito será perdoado" . E ela a partir deste dia se tornou seguidora de Jesus.

E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.
E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.

João 8:3-11

A mulher adúltera.
Levada a Jesus pelo povo e pelos que queriam testa-lo, o Cristo disse: " Aquele que estiver sem pecado atire a primeira pedra" , ou seja não isentou o erro mas ensinou o senso de justiça. Quando nos depararmos com o erro de outro, não adotemos a postura de juiz, mas de auxílio para reerguer o próximo. Jesus sempre foi generoso mas nunca foi conivente com o erro, era severo mas não hostil.
A consciência é nosso juiz implacável, abandonemos o erro não pecando mais, e essa foi a mensagem de Jesus.



E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.
E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver; porque havia de passar por ali.
E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.

Lucas 19:2-9

Zaqueu, o publicano.
Zaqueu arrecadava impostos para Roma, havia conquistado este posto em concurso público, e ninguém tolerava cobradores de impostos, sejam judeus ou romanos. Jesus nada pediu a Zaqueu ou julgou seus atos. Trate alguém como ele parece ser e você fará pior que ele.
Zaqueu confessou-se publicamente e dispôs restituir àqueles a quem tinha defraudado. Ele se arrependeu comovido. Jesus sorriu e declarou que a salvação havia chegado àquela casa.

E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;
E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.
Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.
E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;
E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

Lucas 10:38-42

Jesus encontra Marta e Maria
Jesus tinha muitos amigos entre os quais Lázaro, Marta e Maria, e com eles se sentia bem, tinha afeição em estar junto deles. Isto aconteceu em Betânia.
Indo visitar-lhes, Marta tratou de preparar tudo para hospedar o Mestre, preparar comida, etc. Maria ficou conversando com Jesus. Interpelado por Marta que estava afoita, Jesus disse:
"Marta, Marta andas inquieta e te preocupas muito, mas só uma é necessária e Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada."
Ao Jesus entrar em sua casa vês os afazeres, ou as possibilidades de crescimento e aprendizado? O que vê positivo enxerga o fracasso fora de si. O revés da vida, no pessimista traz conformação, no otimista planos de mudança. O mesmo fato leva o pessimista ao desespero e o otimista à esperança.
Esperança é a capacidade de acreditar no que se deseja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário