terça-feira, 3 de março de 2015

O Amor

Série Emoções

Sempre no mundo existirão um par de olhos que se voltarão para uma pessoa, seja ela quem for ou como for. A beleza é relativa como o próprio homem. O que é feio hoje poderá amanhã ser belo, o que é mau tornar-se-á bom nesse mesmo amanhã. Po mais que o homem pesquise e desenvolva sua mente adquirindo conhecimentos, por mais que ele descubra seu mundo interior e exterior, jamais passará adiante do pouco que sabe sobre o maior e mais indecifrável mistério da terra, apesar de envolver toda a humanidade: o amor.
Todos o sentem e ninguém o compreende.
Todos o dizem (até eu) e não foram capazes de descrevê-lo.
Todos o anseiam e não percebem que já o possuem.
Todos são derrotados se o disputam como um prêmio.
Muitos o enxergam quando se vai.
Poucos só o enxergam quando se vai.
Poucos o  vêem enquanto existe e sentem sua falta.
Há os que o têm de sobra, sentindo na vida, na água ou na lua sua presença.
O bom o recebe de presente e o perverso nem que o compre terá.
O forte é por ele honrado e o fraco por ele amparado, porque o amor á volúvel como um líquido que preenche qualquer coração humano como a água qualquer copo. Basta, no entanto, que o copo não esteja tampado com a mão de quem o tem, uma vez que se assim estiver a água não penetrará de forma alguma mesmo que insista.
Ele é capaz de provocar as mais fervorosas lamúrias e as mais estridentes gargalhadas em quem o possui, ele aflora um sorriso e embute uma lágrima com a mesma eficiência que a voz da mãe tem no ouvido da criança travessa, confundindo seu efeito com o choro dela em seu coração. Bem se vê que o amor expressa os sentidos do homem das formas mais diversas, tal o aroma que se aproxima mais de nossa raiz primitiva unindo e fundindo os corpos nesse sentimento, qual o tato que torneia as esculturas e manifesta o amor curando e construindo. Contudo nem tudo é como pensamos.
Eu vi uma luz. E a luz que eu vi significa a vida de um homem e sua história. Falta-lhe o amor, diz a luz.
O amor é como um pássaro que voa atrás do verão guiado pelo puro instinto e a mercê da sorte divina. A vida de um homem é passar todo o seu tempo sem maldade, ele não sabe disso. O sino bate e ressoa o fim, pois o espírito desfaleceu sozinho como a carne vira pó. Só existe uma única coisa que pode salva-lo: o amor, abstrato espelho da vida.
Triste história
Ele faz por todos os meios tentar alcança-lo, porém não consegue e todos param a vê-lo debater-se sem conseguir traze-lo até si, e uma vez tão preto está e todos o vêm menos ele, provando nada mais que sua própria incapacidade espiritual.
O amor, simples e volátil como a água que hoje é água na infinitésima porção de uma gota até na magnitude dos maiores oceanos. Como será tua divina fonte e quais teus poderes, incrível sentimento humano que tem força num simples aperto de mão, ou num sacrifício próprio em nome do outro. Amor que faz o violino tocar tão maravilhosamente em solo isolado no meio das trevas, fazendo surgir luz. Ele é belo, o puro e inesgotável que habita os corações de quem sorri, de quem ajuda, de quem canta, de quem ama.
Incrível história.
Cante a Deus e ao amor, homem, por mil horas se necessário, ao primeiro por cria-lo e ao segundo por dar-lhe a felicidade em viver apenas por ele. Amar a própria vida já é a felicidade maior e a Deus por possui-la, assegurando-a eternamente.
Você ouviu, homem ? Alto e claro ? Sinta agora o que te penetra no peito ardentemente.
Sabe como se chama ?
O que disse até então não é suficiente para sequer tentar explicar esse sentimento inexplicável, porque não existem livros suficientes na terra onde caiba o que é o amor, nem mão de homem capaz de escreve-lo por completo. Durante minha vida apesar de tudo o que já teria escrito, por mais que escrevesse, nem que ficasse a vida inteira escrevendo milhões de palavras para definir o amor iria convencer-me cada vez mais de que amar é viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário