segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Banco de Alimentos

Hoje eu inicio um segmento novo neste blog, que é o da divulgação de notícia que considero importante, com minha opinião expressa acerca de assuntos de interesse da sociedade. As minhas reflexões também são pró ativas, se preocupam com as injustiças, estão atentas a tudo o que acontece.
Foi divulgado pela agência de notícias LUSA e publicado em jornais portugueses que o Banco Alimentar de Portugal conseguiu arrecadar 3265 Toneladas de alimentos, com o trabalho de muitos voluntários e a participação da população, empresas, agricultores e a sociedade em geral.. VEJA AQUI!
Agora eu pergunto ? E no Brasil, quanto arrecadamos ?
Eu não vou fazer comparações territoriais nem demográficas entre os dois países, apenas quero alertar aos brasileiros quanto ao que ainda pode ser feito pelos necessitados de nosso Brasil.
Conheço algumas excelentes iniciativas brasileiras. Um dos exemplos é o Mesa Brasil do SESC , que se esforça em levar aos que têm carência de alimentos os excedentes de instituições além de doações em geral. Outra fantástica iniciativa é a ONG Amigos do Bem , que atua levando alimento aos carentes do Sertão Nordestino.
Porém são números ainda tímidos. O Brasil é muito grande e seu povo muito generoso para estarmos tão aquém do ideal.
Eu sei que existem algumas leis equivocadas que bloqueiam a atitude de quem pode doar, com penas civis e criminais, fazendo aquele que tem excedente de alimentos preferir jogar no lixo a doar a quem tem fome. É compreensivo que as iniciativas devam ser organizadas, com responsabilidade e sem prejuízo aos outros. Então o que falta ? Iniciativa ? Mobilização da sociedade ?
O que será do Projeto de Lei 4747/1998?? Eu sei que tramitou por muito tempo na Câmara, tendo sido aprovado pela CCJC. O que aconteceu com ele?
Nos EUA e na Europa os Food Banks são oficiais (Exemplo Português), instituições sérias e organizadas.
Independentemente, vamos apoiar e atuar quanto possível com as instituições já existentes, vamos lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário