sábado, 6 de novembro de 2010

Descarte, Desapego e Desprendimento

3D neste contexto, são atitudes de desligamento do espírito do homem em relação à matéria. Uma transformação, a adoção de um novo rumo e um novo comportamento de vida. É um ato de espiritualização é o reconhecimento da verdade interior, marcada por estas 3 fases distintas.

O Descarte, palavra que se traduz por livrar-se de algo que seria seu comportamento antigo, hábitos errados e atitudes que você deseja jogar fora de sua vida. Assim acontece com quem inicia esse percurso, mudar significa descartar o passado, arrepender-se de más ações, tomar a decisão de modificar a vida.

Em seguida vem o Desapego, que se compreende como um ato de quebrar o elo que mantemos com todas as coisas materiais da existência, este é um ato de livre arbítrio consciente, importante e de difícil compreensão. O elo que nos prende a matéria existe na mente mas repercute no mundo físico, ergue barreiras muitas vezes espessas dentro de nosso íntimo e somente nos damos conta quando deixamos de dar importância ao bens materiais, à vaidade, nos desligamos do orgulho, da valorização do ego. Devemos compreender acima de tudo que o mundo material deve ser respeitado como instrumento de crescimento e aprendizado, campo de novas experiências, uma casa que habitamos apenas isso. Desapego é dar a cada coisa o seu devido valor, sobretudo Deus e sua obra.

Desprendimento é liberdade. A fim de que se cumpra a vontade superior é fundamental ao homem evoluir e para isso é necessário transpor barreiras, dar um passo após o outro, romper a casca do ovo e conhecer uma realidade jamais concebida pelo seu pequeno conhecimento. Ninguém mais poderá romper esse limite além de si próprio, o esforço tem de vir de dentro para fora, o filhote é quem deve quebrar a fina casca, que embora tão fina representa a ele um grande esforço. Num dado momento ele vai sentindo essa necessidade crescer, vai evoluindo e crescendo até que num movimento brusco ela se rompe. O desprendimento significa compreender esse momento e ir tornando o rompimento mais fácil, com a compreensão do homem no tocante a espiritualidade, que é o mundo fora da casca. Ao buscar conhecimento e agindo no caminho correto, o homem se desprende dos laços que o une a matéria, quantos menores esses laços mais fina será a casca e menos força haverá para rompe-la.

Pela prática e obediência da vontade superior, pelo entendimento da realidade da vida e do espírito, e principalmente pelo amor a Deus e a nossos irmãos o homem conseguirá dar o passo certo à transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário