sábado, 21 de julho de 2012

Serie Viajante Solitário - ENCONTROS V


Quinto Encontro.
29 de Outubro de 1995, Cemitério do Brás, 4.Parada diante do jazigo da família.
São Paulo - SP

LIVRO DE TOBIAS

Eu, Tobit, ouvi de meu filho Tobias: "Há alguém de nossa gente atirado morto na praça pública, onde o estrangularam com uma corda". Levantei-me, então, deixando a refeição sem ter a provado, e levei o cadáver da praça para um dos quartos, a fim de sepultar ao pôr do sol. a seguir, voltei, lavei-me e almocei em luto, recordando-me das palavras do profeta Amós, que este proferira sobre Betel:" Vossas festas se mudarão em luto e todos os vossos cantos, em lamentações fúnebres", e desatei a chorar. Quando mais tarde, se pôs o sol, saí, cavei uma fossa e sepultei-o. Os meus vizinhos, porém, zombavam de mim, dizendo:" Ele não tem medo ! Já o procuraram para o matar por causa disso, e teve de fugir, todavia, ei-lo de novo a sepultar os mortos!" Ora, na mesma noite, lavei-me, entrei no pátio de casa e deitei-me junto ao muro, deixando a face descoberta por causa do calor. Não observei, porém, que havia passarinhos no muro, acima de mim. Caiu, pois, o seu excremento quente dentro de meus olhos, produzindo aí escamas brancas.
E Tobit falou a Tobias: Filho, quando eu morrer, sepulta-me convenientemente. Honra a tua mãe e nunca a abandones enquanto ela viver. Fazes o que lhe for agradável, e nunca, por teu procedimento, entristeças o seu espírito. Lembra-te, filho de que ela atravessou muitos perigos por tua causa, quando te trazia no seio. E quando ela morrer, sepulta-a junto a mim, no mesmo túmulo. Filho, recorda-te do Senhor em todos os teus dias. Jamais consintas em pecar ou transgredir seus mandamentos. Exerce a justiça todos os dias da tua vida, e não andes pelos caminhos da injustiça. Se praticares a verdade, serás feliz em tuas obras, como todos os que exercem a justiça. Dá esmola do que tens. Nunca afastes de algum pobre a tua face, e assim nunca se afastará de ti a Face de Deus.

MINHAS REFLEXÕES

Acabou.
Acabou a longa jornada. Lembro-me da luta e sacrifício de tua vida em deixar algo a teus filhos. Teu sangue e teu suor se derramaram pelos caminhos em que trilhaste, tudo pelos teus filhos. Uma grande jornada de trabalho e dedicação de tua vida não será em vão. Eu fiquei. E agora a posse definitiva, os frutos da semente que um dia você plantou será co-lhida. Eis que te entrego a honra e a justiça do que é teu, tua casa está pronta. Velha sim, mas agora é tua. Sei que dela não necessitas, porém tua alma descansará em paz, ninguém a tira mais de tua família.
Fim de sua missão.
Eu, começo a minha.
Espero que Deus tenha piedade de mim e me dê o mesmo privilegio que tiveste.
A família.
Uma grande família.
Uma, duas, mil, um milhão de vidas.
A benção
Nos veremos em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário