terça-feira, 24 de julho de 2012

Serie Viajante Solitário - ENCONTROS VI


Sexto Encontro.
19 de Novembro de 1995 , Domingo, no Monte Serrat.
Santos - SP


EXODO 19,20

Moisés subiu para ir ter com Deus. No terceiro dia, desde a manhã, começaram os tro-vões e relâmpagos, e uma nuvem espessa envolveu a montanha, enquanto um clangor de trompa reboava muito forte. E o povo todo, que estava no acampamento, começou a tremer. Moisés fez sair o povo para fora do acampamento. Moisés então desceu ao povo e lhe disse...
Deus pronunciou todas essas palavras, e disse..
I- Eu sou YHWH, teu Deus, eu que te tirei da terra do Egito, da casa da escravidão. Não terás outros deuses ante minha face.
II- Não farás para ti imagem de escultura nem figura alguma à semelhança do que há em cima no céu, nem do que há embaixo na terra, nem do que há nas águas embaixo da ter-ra.
Não te prostrarás diante destes deuses, nem os servirás. Porque eu, YHWH, teu Deus, sou um Deus ciumento, castigo a maldade dos pais também em seus filhos e até nos netos e bisnetos daqueles que me odeiam, mas faço misericórdia até mil gerações para com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
III- Não pronunciarás em vão o nome de YHWH , teu Deus, porque YHWH não deixa impune aquele que pronuncia o seu nome em vão.
IV - Lembra-te do dia do Sábado, para santifica-lo. Durante seis dias trabalharás, nele fazendo todas as suas obras; mas o sétimo dia é um sábado para YHWH teu Deus. Não farás nele trabalho algum: nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem teu servo, nem teu gado, nem o estrangeiro que está em tuas portas. Porque em seis dias YHWH fez o céu e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas Ele repousou no sétimo dia. Por isso YHWH abençoou o dia de sábado e o santificou.
V- Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias sobre a terra que te é dada por YHWH teu Deus.
VI - Não matarás.
VII - Não cometerás adultério.
VIII - Não furtarás.
IX - Não darás depoimento falso contra teu próximo.
X - Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seu servo, nem sua serva, nem seu boi, nem seu jumento, nem coisa alguma que lhe pertença.


Todo o povo presenciando os trovões, os relâmpagos, o clangor da trompa e à montanha a fumegar, ficou amedrontado e se manteve _ distância. Eles disseram a Moisés: Fala tu mesmo conosco, e nós te ouviremos. Não nos fale o próprio Deus, para que não morramos! Moisés respondeu ao povo." Não temais ! Foi para vos pôr a prova que Deus veio, e para que o seu temor esteja sempre diante de vós, e não pequeis" O povo continuou então, de pé , a distancia. E Moisés aproximou-se da nuvem escura onde estava Deus.

MINHAS REFLEXÕES

Quando se percebe o quanto sabe, que nada representa, quando cada segundo que passa e cada sentido é um aprendizado e quanto mais sabemos, concluímos que mais devemos calar pois é  nada toda sabedoria. O único sábio no Universo é Deus. Cada pouco que se aprende sobre a vida, o mundo e o homem mais se deve respeita-los, mais  nos devemos  fazer submissos a todos e mansamente terminar a jornada.
E prudentemente trilhar nosso caminho em direção a luz. Quanto mais nos aproximamos dela, maiores e mais bem armadas são as armadilhas no caminho, o mal existe, creiam, eu o senti ! Estai atentos, façam-se senhores de sua vontade e não permitam que o mal os iluda. Abram os olhos.
Segurai na Mão do Senhor YHWH e caminhai ereto rumo a luz e o  amor Paterno.
Cuidado ! Cuidado !
O laço é atirado a ti  todo instante. Desvia-te dele.
Resiste. Resiste.
Entenda o ser humano para saber o que os aflige. É o que te aflige também, porém tu re-sististe até o fim.
O início.
A fé. A água que lava a alma. Manchas escurecem a brancura do espírito, adquiridas no convívio do mal. Ninguém está livre de sua contaminação. Todavia só aqueles que optam por lavarem-se é que se purificam. Lavar-se é uma opção. Quem não o faz se perde no escuro. Outros se purificam.
 Essa água é a Misericórdia de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário