segunda-feira, 23 de abril de 2012

CAPÍTULO XIV – HONRA A TEU PAI E TUA MÃE

JESUS (Mc 10;19) e EXODO 20:12

“Sabes os mandamentos: Não cometas adultério; não mates; Não furtes; Não digas falso testemunho; Não cometas fraudes; Honra a Teu Pai e Tua Mãe.”
“Honrarás a Teu Pai e Tua Mãe, para teres uma dilatada vida sobre a Terra que o Senhor teu Deus te há de dar.”

KARDEC

O Mandamento: “Honra a teu Pai e a tua Mãe”, é uma conseqüência da lei geral da caridade e do amor ao próximo, porque não se pode amar ao próximo sem amar os pais; mas o imperativo honra implica um dever a mais para com eles: o da piedade filial.
Infeliz, portanto, aquele que se esquece da sua dívida para os que o sustentaram na infância, os que, com a vida material, lhe deram também a vida moral, e que freqüentemente se impuseram duras privações para lhe assegurar o bem estar!
Os laços de sangue não estabelecem necessariamente os laços espirituais. O corpo procede do corpo, mas o espírito não procede do espírito porque este existia antes da formação do corpo.
O pai não gera o espírito do filho, fornece-lhe apenas o envoltório corporal. Mas deve ajudar seu desenvolvimento intelectual e moral, para o fazer progredir.

OS ESPÍRITOS

Quando o espírito deixa a Terra, leva consigo as paixões ou as virtudes inerentes à sua natureza, e vai no espaço aperfeiçoar-se ou estacionar, até que deseje esclarecer-se. Depois de alguns anos de meditações e de preces, o espírito se aproveita de um corpo que se prepara, na família que ele detestou, e pede, aos espíritos encarregados de transmitir as ordens supremas, permissão para ir cumprir sobre a Terra os destinos desse corpo que vem de se formar.
Oh, Espíritas! Compreendei neste momento o grande papel da humanidade! Compreendei que, quando gerais um corpo, a alma que se encarna vem do espaço para progredir. Tomai conhecimento de vossos deveres, e ponde todo o vosso amor em aproximar essa alma de Deus.
Deus não faz provas superiores às forças daquele que as pede; só permite as que podem ser cumpridas; se isto não se verifica, não é por falta de possibilidades, mas de vontade.

O AUTOR

A família e os laços que unem os seres formam a mais sagrada instituição humana; esta que é a base da formação intelectual, física e espiritual do homem, permite que se formem afinidades, carinho e simpatia em meio a grande amizade e fraternidade entre os espíritos. Deus nos presenteia através dos ciclos reencarnatórios com a gratidão pelos que nos criaram e o amor paterno, ou materno, aos que criamos na Terra.
As mudanças nesse processo, quando se verificam, são frutos de nossas próprias ações equivocadas.
Abençoado aquele que percebe o valor da família, que agrega os elos dispersos, que honra e respeita os que lhe deram a vida física, que valoriza cada pedaço de pão e o leite que lhe foi dado.
E que tem seu coração tocado de ternura, abnegação absoluta e amor incomparável quando tem nos braços um filho pequeno e eterniza esses nobres e divinos sentimentos.
Honrar Pai e Mãe é honrar o Criador, a vida e toda a obra da criação.

FATOS E HISTÓRIAS

- Pai, não me dê tudo o que peço. Às vezes peço somente para obter, para compensar, para chamar a atenção. - Não me dê ordens. Se ao invés de ordens me pedisse as coisas com firmeza e carinho eu as faria rapidamente e com muito mais alegria.
- Dê-me, mas também dê-me o castigo, se prometido.
- Não me corrija as faltas diante dos outros, ensina-me a ser melhor quando estivermos sozinhos e com o seu exemplo.
- Eu aprendo muito vendo seu comportamento diário diante de tudo. Isso é a base de toda a formação do meu futuro caráter. lembre-se que meus ouvidos escutam melhor a quem admiro mais, você. Então fique atento aos seus atos diante de mim. - Não me compare com ninguém, principalmente com meu irmão ou irmã. Se me fizer sentir pior que os outros eu sofrerei muito mais.
- Na grite comigo. Respeito-o mais quando você fala comigo, e não me faça gritar também.
- Deixe-me andar com meus próprios pés, ter minhas próprias emoções. Se você fizer tudo por mim, eu jamais terei a alegria de poder aprender.
- Quando estiver enganado em alguma coisa, admita-o, pois crescerá muito mais a minha estima por você, e isso me ensinará a reconhecer os meus próprios erros.
- Trate-me com a mesma amabilidade e cordialidade com que trata seus amigos, assim, aprenderei com você o respeito e a amizade.
- Quando eu estiver atravessando momentos difíceis, ajude-me. Tente me compreender. Demonstre o seu amor por mim. Gosto de sentir que sou amado. Preciso de segurança para crescer.
- Atenda meus pedidos, pois só assim serei capaz de ser feliz.

Origem: De fonte Anônima.
www.centrorefeducacional.com.br

COMENTÁRIO FINAL

Honrar Pai e Mãe é honrar a paternidade e maternidade educando os filhos que Deus nos concede, no Bem, na Virtude, aptos para a vida. Assim honramos nosso Pai Celeste e somos honrados também.

FOTO OU ILUSTRAÇÃO

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário