domingo, 20 de maio de 2012

CAPÍTULO XXIV – NÃO POR A CANDEIA DEBAIXO DO ALQUEIRE

JESUS Mt 5:15

“Nem os que acendem uma luzerna a metem debaixo do alqueire, mas põe-na sobre o candeeiro, a fim de que ela dê luz a todos os que estão na casa.”

KARDEC

Causa estranheza ouvir Jesus dizer que não se deve pôr a luz debaixo do alqueire, ao mesmo tempo que esconde a toda hora o sentido das suas palavras sob o véu da alegoria, que nem todos podem compreender. Ele se explica, entretanto, dizendo aos apóstolos: Eu lhes falo em parábolas, porque eles não estão em condições de compreender certas coisas; eles vêem, olham , ouvem e não compreendem. Ele procedia, portanto, para com o povo, como se faz com as crianças, cujas idéias ainda não se encontram desenvolvidas.
O espiritismo vem atualmente lançar a sua luz sobre uma porção de pontos obscuros, mas não o faz inconsideravelmente. Os espíritos procedem, nas suas instruções, com admirável prudência.

JESUS Mt 9:10-12

“E aconteceu que, estando Jesus assentado à mesa numa casa, eis que, vindo muitos publicanos e pecadores, se assentaram a comer com ele e com os seus discípulos. E vendo isto os Fariseus, diziam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Mas, ouvindo-os, Jesus disse: Os sãos não têm necessidade de médico, mas sim os enfermos.”

KARDEC

Estas palavras, como tantas outras, aplicam-se ao espiritismo. Às vezes admira-se de que a mediunidade seja concedida a pessoas indignas, e por isso mesmo capazes de a empregarem mal.
Digamos, de início, que a mediunidade é inerente a uma condição orgânica, de que todos podem ser dotados, como a de ver, ouvir e falar. Ora, se Deus não tivesse concedido a palavra, por exemplo, senão aos que são incapazes de dizer coisas más, haveria mais mudos que falantes. Deus outorgou as faculdades ao homem, dando-lhe liberdade de usa-las como quiser, mas pune sempre aqueles que dela abusam.

JESUS Mt 10:32-33

“Todo aquele, pois, que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante do meu Pai, que está nos céus; e o que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.”

KARDEC

A coragem das opiniões sempre mereceu a consideração dos homens, porque é prova de dignidade enfrentar os perigos, as perseguições, as discussões, e até mesmo os simples sarcasmos, aos quais sempre se expõe aquele que não teme confessar abertamente idéias que não são admitidas por todos. Em outros termos: Aqueles que temerem confessar-se discípulos da verdade, não são dignos de ser admitidos no Reino da Verdade.

JESUS Mc 8:34-36

“E chamando a si o povo, com seus discípulos, disse-lhes: Se alguém me quiser seguir, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Porque o que quiser salvar a sua vida, a perderá, mas o que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, a salvará. Pois de que aproveitará ao homem, se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? “

KARDEC

Tome a sua cruz aquele que me quer seguir, isto é: que suporte corajosamente as tribulações que a sua fé provocar, pois aquele que quiser salvar a sua vida e os seus bens, renunciando a mim, perderá as vantagens no Reino dos Céus, enquanto os que tudo perderem aqui embaixo, até mesmo a vida, para triunfo da verdade, receberão na vida futura o prêmio da coragem, da perseverança e da abnegação.

O AUTOR

Os novos tempos revelam grandes oportunidades de fazer a luz brilhar sobre o candeeiro, revelando aos homens de boa vontade a claridade do Evangelho que ilumina os seus passos, então está na hora de confessar diante de todos a doutrina reveladora, e não temer carregar a cruz das dificuldades, antes, com coragem, enfrentar as adversidades e levar a cura aos enfermos. Essas passagens de Jesus são esclarecedoras a cada leitura, a cada meditação, e quando trazemos seu conteúdo às nossas vidas, nos libertam e orientam. Assim deve ser para toda a humanidade.

FATOS E HISTÓRIAS

A Grande Síntese.

Recebida via mediúnica por PIETRO UBALDI intermediário Espiritual, do MESTRE JESUS...
Cujo prefacio se incumbiu EMMANUEL o guia espiritual, que tão grandes serviços prestou e presta no sentido da reeducação cristã da humanidade, por intermédio de FRANCISCO CANDIDO XAVIER, diz EMMANUEL:

“Quando todos os valores da civilização do Ocidente falecem numa decadência dolorosa, é justo que saudemos uma luz como esta, que se desprende da grande voz silenciosa da GRANDE SÍNTESE”.
Na mesma Itália, que vulgarizou o sacerdócio romano eliminando as mais belas florações do sentimento Cristão no mundo, em virtude do mecanismo convencional da Igreja Católica, aparelhos existem da grande verdade, restaurando o messianismo, no caminho sublime das realizações grandiosas da fé.
A palavra do Cristo projeta nesta hora as suas irradiações enérgicas e suaves, movimentando todo um exercito de mensagens suas, dentro da oficina da evolução universal. O momento é psicológico. As nossas afirmativas abstraem do tempo e do espaço, em contraposição as vossas inquietudes; mas o século que passa deve assinalar-se por maravilhosas renovações da vida terrestre. As contribuições exigidas serão bem pesadas.
Todavia, uma alvorada radiosa sucederá às angústias deste crepúsculo.
Aqui fala a “Sua Voz’ divina e doce, austera e compassiva. No aparelhamento destas teses, que muitas vezes transcendem o idealismo contemporâneo, há o reflexo soberano da sua magnanimidade, da sua misericórdia e da sua sabedoria. Todos os departamentos da atividade humana são lembradas na sua exposição de inconcebível maravilha!
É que sendo de origem humana a razão, a intuição é de origem divina, preludiando todas as realizações da humanidade. A grande lição desta obra é que o Senhor não despreza o vosso racionalismo científico, não obstante a roupagem enganadora do seu negativismo impenitente.
Na sua misericordiosa sabedoria, Ele aproveita os vossos esforços, ainda os mais inferiores e misérrimos. Toma-vos de encontro ao seu coração augusto e compassivo, unge-vos com o seu amor sem limites, renovando os seus ensinamentos Do Mar da Galiléia. Vede, pois, que todos os vossos progressos e todos os vossos surtos evolutivos estão previstos no Evangelho. Todas as vossas ciências e valores, no quadro das civilizações passadas e no mecanismo das que hão de vir, estão consubstanciados na sua palavra divina e redentora.
“A GRANDE SÍNTESE” é o Evangelho da Ciência, renovando todas as capacidades da religião e da filosofia, reunindo-as à revelação espiritual e restaurando o messianismo do Cristo, em todos os institutos da evolução terrestre.
Curvemo-nos diante da misericórdia do Mestre e agradeçamos de coração genuflexo a sua bondade. Acerquemo-nos deste altar da esperança e da sabedoria, onde a ciência e a fé se irmanam para Deus.
E, enquanto o mundo velho se prepara para as grandes provações coletivas, meditemos no campo infinito das revelações da Previdência Divina, colocando acima da todas as preocupações transitórias as glorias sublimes e imperecíveis do Espírito imortal.

“EMMANUEL”

COMENTÁRIO FINAL

FOTO OU ILUSTRAÇÃO

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário